O Curso

O Mestrado Integrado em Medicina é um curso com um estilo inovador de ensino no qual a formação
continuada é a palavra de ordem. Assim, o conceito de Unidade Curricular (UC) dito “clássico” foi repensado
de modo a que a aquisição de conhecimentos e acompanhamento dos estudantes seja feita como
um todo, com uma avaliação contínua, dando-se por terminada a UC apenas no final do Ano Letivo.
As Unidades Curriculares durante os dois primeiros anos do MIM são idênticas, sendo os conteúdos aí
lecionados, o fator variável. A aquisição de conhecimentos pode ser dividida em: Ciências Básicas e Clínicas
(PBL, PPI); Laboratórios de Aptidão Clínica; Módulo de Escolha do Estudante; Seguimento Integrado na
Comunidade e Medicina Geral e Familiar.


PBL (Problem Based Learning)

O PBL é o núcleo formativo do MIM. Consiste na aprendizagem baseada em problemas. Estes problemas são
compostos por casos clínicos que nos vão sendo apresentados nos quais temos o estímulo de desvendar
o caso e o seu acompanhamento, através do estudo da anatomia, fisiologia e patologia associadas a
essa mesma problemática. A avaliação é efetuada através de exames teóricos trianuais.


PPI (Personal Progress Index)

O PPI é um exame trianual com um formato um pouco diferente do comum. Este exame é feito online e é
igual para todos os estudantes do MIM, independentemente do ano em que se encontrem e é realizado
simultaneamente. Consiste então num exame geral sobre conhecimento médico, em todas as suas
componentes.
A diferença está na expectativa do resultado de cada ano, ou melhor, em cada momento avaliativo.
Assim, ao passo que dos finalistas do MIM se espera um bom resultado, de vós será esperado um resultado
relativamente baixo, sendo depois o ajuste à escala de 0 a 20 realizado pela Direção.


LAC (Laboratórios de Aptidões Clínicas)

Os LAC correspondem a todas as aulas práticas que nos são lecionadas ao longo do ano. Desde técnicas,
procedimentos inteiros, até à interação com o utente, as aulas práticas lecionadas estarão sempre contextualizadas
com os casos apresentados e a ser trabalhados em contexto de PBL. A componente prática do
MIM é avaliada em modelo de OSCEs (procedimento semelhante às entrevistas de acesso ao MIM), duas
vezes por ano nos 3 primeiros anos e uma no 4º ano.”


MEE (Módulo de Escolha do Estudante)

O Módulo de Escolha do Estudante é um período de um mês, sem outras atividades lectivas, no qual são
realizados estudos de carácter laboratorial, clínico, bibliográfico ou outro, mediante enquadramento prévio.
No entanto, é-nos dada total liberdade para a escolha do local e do tema a ser trabalhado durante este
período.
A avaliação desta U.C. será feita com base num relatório e num poster ou apresentação, dependendo
do ano em que é realizado. Todos os trabalhos serão apresentados no MEEting.


SIC (Seguimento Integrado na Comunidade)

A unidade curricular de Seguimento Integrado na Comunidade é uma disciplina que contempla o acompanhamento
de um utente por um período pré-estabelecido e através de visitas domiciliárias ou em contexto
de consulta. Este utente poderá ser tanto uma grávida, como um doente crónico, e através do seu seguimento
pretende-se que o aluno retire o máximo partido de uma experiência pessoal em termos de relações
interpessoais. Pretende-se ainda que, no contexto desta unidade curricular, o aluno adquira uma melhor
compreensão da importância dos cuidados de saúde primários e do papel do Médico de Família no seio
familiar e no acompanhamento permanente de doentes, assim como da sua integração na comunidade.
Mais do que um trabalho de ordem técnica, trata-se de um projeto de evolução e integração pessoal.


MGF (Medicina Geral e Familiar)

Os estágios de MGF ocorrem durante os primeiros dois anos de curso e são momentos onde acompanhamos
a prática clínica dos tutores que nos são atribuídos, aleatoriamente. Durante estes momentos de
contacto poderemos não só ter a oportunidade de aprender com os tutores como praticar as técnicas que
nos vão sendo lecionadas. A avaliação é contínua e diária. De cada dia/turno de contacto resulta uma avaliação
com vários parâmetros que no final do ano resulta numa nota final.
Os locais de estágio podem variar de Lagos a Vila Real de Santo António, sem ajudas de custo.